domingo, 7 de agosto de 2016

CALENDÁRIO REGIONAL DE MARCHAS AOS DOMINGOS

O calendário Regional  para a época de 2016/2017, está praticamente terminado. O início será em Estombar a 18 de Setembro e o final em Quelfes a 18-06-2017.
A elaboração deste calendário, tal como de todos os anteriores, não foi fácil. A intenção do IPDJ foi sempre o de evitar jornadas duplas, que não tendo qualquer problema para o IPDJ, não é muito do agrado das organizações. Mas como os domingos são em menos quantidade do que as candidaturas, este ano teremos 3 jornadas duplas. 
Apesar destas 3 jornadas duplas ainda teremos de nos confrontar com a marcha em Tavira do Dia Internacional da Mulher, a 12 de Março, coincidente com a tradicional marcha de Vaqueiros. Essa marcha é organizada pela Associação Oncológica do Algarve que, inexplicavelmente, resolveu, mais uma vez agendá-la para o dia 12, quando o poderia fazer a 5, já que o dia internacional da mulher é a 8. Sabe-se que a marcha de Vaqueiros tem interesse económico para a região dado realizar-se nesse dia a Feira do Pão Quente e Queijo Fresco e a presença dos marchantes tem forte impacto nas vendas. A Associação Oncológica foi posta perante este facto, mas não mostrou qualquer abertura à resolução do problema. Sendo a AOA uma entidade com fins filantrópicos (pensamos nós), mais estranha é esta atitude, mostrando desprezo pelos agricultores e artesãos de Vaqueiros, retirando-lhe muitos dos habituais marchantes e perdendo eles também os que irão a essa localidade. Foi-lhes proposto englobar a marcha do dia internacional da mulher no Calendário Regional e no dia 5, mas a tal não foi dada qualquer resposta. Repudiamos fortemente essa atitude que revela, não a solidariedade que deveria ser apanágio dessa Associação, mas uma enorme insensibilidade. Recordemos que a Mamamaratona, prova organizada pela AOA, sempre teve como parceiro o Calendário Regional e o seu sucesso deve-se muito a esse apoio. Tentemos imaginar o que aconteceria à receita da Mamamaratona se o IPDJ resolvesse organizar nesse mesmo dia uma marcha em Faro.
É de censurar também a marcação de uma marcha em Tavira, no dia 20 de Novembro, englobada na Meia Maratona de Tavira. Ora essa organização vai colidir com a marcha de Vila Real de Santo António, ali mesmo ao lado. Lamente-se tal iniciativa que só vem prejudicar, quer a marcha de Vila Real quer a de Tavira. 
Enfim as atitudes ficam para quem as pratica. Só nos resta lamentar.
Voltaremos a este assunto em datas mais próximas desses eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário